Vamos falar de quê? Vamos falar de MOBA!!

art by Braymounth

Como primeiro post aqui no ZonaE resolvi falar sobre games! Pq? Aaaaa n faça esse tipo de pergunto jovem Padawan, game é game, porra!! Hehe, então vamos lá…

…MOBA (Multiplayer online battle arena) é a nova febre no mundo dos games, tanto no cenário casual como no competitivo. Em dois anos o estilo ganhou mais atenção do público e apesar de toda exposição, o gênero não é tão novo assim e já fez parte da vida de muita gente, como nos “tempos dourados” das lan houses. Então vamos conhecer mais a fundo esse “universo”.

Tudo começou quando em Starcraft foi liberado um editor de maps, e neles os usuários tiveram total liberdade para criar seus mods. Esses ficaram tão famosos que muitas vezes era a causa dos usuários comprarem o game, e um desses modos liberados para a galera foi o Aeon of Strife, jogo que podemos chamar de “O PRIMEIRO MOBA” (na época o nome MOBA nem existia), tudo isso nos anos 90.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=s50LgpD_szs[/youtube]

Anos depois, em 2002 foi o ano do lançamento de WARCRAFT 3 e com ele toda a sua importância no mundo dos games (fato esse, fundamental para o bem sucedido futuro do MOBA), a Blizzard repetindo a fórmula de sucesso, colocou  novamente um editor de mapas no W3, e assim nasce nosso “segundo MOBA” e  o jogo do estilo mais respeitado de todos, o DOTA.

Defense of the Ancients: Allstars o DOTA, foi um sucesso total, principalmente quando o ICEFROG (que não teve participação na criação mas é o maior “autoridade” do gênero) assumiu o projeto. Com atualizações regulares, jogabilidade e diversão singulares, o estilo de jogo logo caiu nas graças do grande público, chamando atenção de grandes empresas para o estilo do game. O grande problema é que esse jogo nada mais era que um MAPA modificado do Warcraft 3, e assim como ele o jogo foi se tornando obsoleto e limitava as mudanças tão desejadas e necessárias no DOTA. A própria Blizzard reconhece que demorou a enxergar a importância do game.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7gnnNPElrNQ[/youtube]

Em 2008 temos o anúncio de dois grandes Gigantes do mundo dos MOBAS: Heroes of Newerth (HoN) e League of Legends (LOL).

O HoN. lançado em formato BETA em 2009, depois lançamento oficial em 2010, era a possibilidade de avanço tão limitado no DOTA, era considerado por muitos uma continuação direta e até hoje há rumores que o próprio ICEFROG  fez parte do game (Guinzzo outro criador do Dota, tem participação confirmada),o game tinha um grande potencial para se tornar líder de mercado no gênero, tanto pela sua semelhança com DOTA, mas também por sua jogabilidade diferenciada, mas infelizmente por contar com um péssimo trabalho de marketing da sua empresa de origem a S2 Games, o jogo hoje ocupa uma posição de coadjuvante do gênero (um dos fiéis jogadores aqui!).

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Cg_WPvP45hY[/youtube]

Também em 2010 tivemos o lançamento oficial de League of Legends (LOL), esse que veio para destronar o DOTA como REI DOS MOBAS, foi até o responsável pelo nome MOBA, antes não tendo uma definição como estilo de game. LoL diferente do HoN tentou construir uma identidade própria e apesar das semelhanças, mudanças gigantes foram feitas em relação ao DOTA, dando identidade ao game, ao contrario do HoN, LoL era um jogo Free, o que muitos atribuíram seu sucesso perante ao concorrente. O LoL cresceu de tal maneira que logo se tornaria o jogo com mais jogadores no MUNDO, destronando o Grandioso World of Warcraft, com isso atingiu a impressionante marca de 1.3 bilhões de horas jogadas, RECORDE MUNDIAL!  E sabe o que é o pior de tudo? Eu não gosto do game HAHA, assim como eu a galera mais antiga que pegou a “era de ouro” do DOTA tem certa antipatia pelo game, que acha infantil demais, mas creio que seja mais saudosismo de Gamer velho do que outra coisa 😀

PS : Outra coisinha relevante, o primeiro campeonato de LOL oficial teve uma premiação de U$ 1.000.000 , isso mesmo 1 milhão de doletas para o time vencedor, com isso o mundo viu que o MOBA era coisa séria.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xNbdIL90PWk[/youtube]

Então quando todos pensavam estarem estabelecidos em suas posições no mundo dos MOBAS, em 2013 temos o lançamento do DOTA 2 pela VALVE, o jogo se encontrava em BETA desde 2010, com produção direta do ICEFROG, DOTA 2 veio com tudo pra cair matando no cenário atual. Com um nome de peso, DOTA 2 prometia toda a experiência do DOTA e com um PLUS tanto de plataforma única, como melhorias gráficas e autonomia (não era mais um limitado mode de W3). Apesar de enfrentar uma pedreira pela frente, DOTA 2 teve muito êxito no mercado, mas ainda assim ficando bem atrás do já consolidado LOL,  muitos culpam a demora do lançamento do jogo e com isso a “perda” da 1º posição no gênero.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vSSfu4lhhuQ[/youtube]

oportunidade de ouro de criar algo no gênero, sendo que ela tinha o DOTA nas mãos e nunca investiu 1 centavo no game? Não, a Blizzard não é do tipo que dorme no ponto, e sobre especulações de um DOTA BLIZZARD, surge na BLIZZARDCON de 2013 o game play de Heroes of the StorM, surpreendendo a todos, um lindo jogo e uma proposta diferente dos outros MOBAS, o HoS veio pra incendiar o cenário atual e com certeza vai ser uma pedra no sapato dos seus adversários.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0ecv0bT9DEo[/youtube]

Bom Galera eu sou o Rhuann, e esse foi o meu primeiro post aqui no ZonaE, espero que gostem. logo logo trago mais material nerd , com a coluna semanal “Vamos falar de que?”, grande abraço.

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