Teoria Das Joias Do Infinito: O Que São E Onde Estão

Quem já é fã de HQs da Marvel há um tempinho, já deve ter se ligado nas Jóias do Infinito. Neste post iremos abordar este assunto tão famoso e que gera muito mimimi no universo nerd.
Criada nos anos 70, as originais “Soul Gems”, são vindas das histórias do Thanos, e cada uma tem um poder extremo e controlam diversas partes do universo. Juntas, dão ao portador o poder para alterar a realidade do univers, tendo assim o poder de um deus.
Cada uma das Gemas (ou Joias) nas HQs tinham uma cor, ligada ao seu poder específico:

Azul: Mente;
        Vermelha: Poder;
      Laranja: Tempo;
Roxa: Espaço;
            Amarela: Realidade;
Verde: Alma.

 

Gemas
Já nos cinemas a Marvel optou por usar o termo Joias do Infinito. Mas alguma delas já apareceu? Onde estão localizadas estas relíquias dentro do universo cinematográfico da Marvel? Vamos explicar… mas antes saibam que a partir daqui esta matéria CONTÉM SPOILERS e se você não viu todos os filmes, é melhor parar aqui.

Então já que ainda está aqui, vamos lá:

 

Tesseract (Capitão América, Os Vingadores)

tesseract

O Tesseract foi confirmado por Kevin Feige e por Joss Whedon como sendo a Joia do Espaço. A primeira aparição dela foi no filme Capitão America: O Primeiro Vingador, onde foi usada pelo Caveira Vermelha para construir tecnologia super-avançada. Logo depois, foi usada nos Vingadores por Loki para transportá-lo para a Terra, e trazer os exércitos Chitauri para o ataque em Nova York.
Localização atual: Após a grandiosa batalha, Thor a Leva para Asgard, onde está em segurança (ou não).

 

Cetro de Loki (Os Vingadores)

cetro
Esse tem uma certa “teoria” que prova que não é uma Joia Do Infinito, mas falaremos dela depois…
O cetro ou bastão luminoso do destino, segundo Tony Stark, é a Joia da Mente já que, com ele, Loki conseguiu dominar a mente do Dr. Selvig, e também do Gavião Arqueiro, além de diversos agentes.
Localização: Após a queda da SHIELD, o cetro vai parar nas mãos do Barão von Strucker.

 

Éter ou Aether (Thor: O Mundo Sombrio)

aether
Primeiramente, pensava-se que esta seria a gema do poder, dada a destruição causada por ela. Mas na verdade, ela é a da realidade. Por quê? Porque ela é capaz de alterar a matéria, transformá-la em escuridão. Portanto, transforma a realidade.
Localização: Até a explosão em Knowhere, estava nas mãos do Colecionador, mas agora, não sabemos…

 

Orb (Guardiões da Galáxia)

orb
Viram a destruição causada pela pedrinha roxa? Pois é, segundo o próprio James Gunn, essa é a Joia do Poder. Usada anteriormente pelos celestiais (cena onde o Colecionador explica a origem das gemas), causa enorme destruição ao entrar em contato com seres orgânicos mortais.

Localização: Dentro dos cofres da Novacorp em Xandar.

 

São essas as gemas que temos até agora nos filmes da Marvel. Faltam, portanto, as Joias da Alma e do Tempo, que serão apresentadas nos próximos filmes. Mas pra que diabos existem essas joias? Bom, além de cada uma individualmente já ser muito poderosa, existe um meio de juntar a todas, e assim ser praticamente indestrutível. Como? Utilizando–se da Manopla do Infinito, usada por Thanos para exterminar o Universo. E nós já fomos apresentados a ela, que está nos cofres de Odin.

Agora vamos falar sobre aquela “teoria” que citei acima, que envolve o cetro de Loki e o plano de Thanos.

 

Qual será o grande plano de Thanos?

Em Guardiões da Galáxia e Thor: Mundo Sombrio, nós aprendemos que as Joias do Infinito existem antes mesmo do próprio universo. Pra mim, isso é o suficiente para acreditar que as Joias “formam” o universo em si, formando as coisas como nós conhecemos. Isso faz sentido, pois todas elas representam aspectos do universo: espaço, tempo, realidade, etc. Então deve ser correto afirmar que as Joias são essenciais e a razão do universo existir.

Também vimos no filme dos Guardiões que, em certo ponto, todas elas eram pedras, mesmo que agora o Aether esteja com uma forma líquida e o Tesseract seja um cubo. Não apenas isso, todas elas possuem cores DIFERENTES (mesmo que não sigam o mesmo padrão dos quadrinhos), o que praticamente descarta a ideia de que a pedra no cetro de Loki venha a ser a Joia da Mente, já que o Tesseract é a joia azul. Como dito anteriormente, as joias possuem o poder e a habilidade de afetar tudo no Universo, mas não é garantia que quem a possua irá ter os poderes que nela estão guardados. Uma pergunta se repetiu nos últimos dias, “Por que ninguém ganhava poderes quando tocava o Tesseract?” É uma bom questionamento.

tesseract brilho

Como foi mostrado no último filme da Marvel, quando Carina, Ronan e Star-Lord tocam a pedra que estava guardada no orb, eles são afetados. Quando Malekith e Jane tocam o Aether em O Mundo Sombrio, eles são afetados. Então por que com o Tesseract foi diferente? Olhem a imagem acima, notem como o “brilho” de energia está bem contido no núcleo do cubo. A Joia do Poder em Guardiões da Galáxia possuía um brilho semelhante, mas estava protegida pelo orb e você não podia pegar o poder da pedra a menos que tocasse diretamente nela. A verdadeira Joia do Espaço está dentro do Tesseract, eis aí o motivo do possuidor do Cubo não ser afetado que nem o Orb e o Aether fazem. Isso leva à ideia de que as pedras precisam de energia física para canalizar suas próprias forças, seja uma máquina a operando (como vimos em Vingadores) ou por meio de contato humano, nem que seja por uma luva.

Falando sobre o cetro de Loki, existem duas razões para ele não ser a Joia da Mente:
1 – Com que razão Thanos abriria mão de uma Joia do Infinito se ele está tentando juntá-las?
2 – Se realmente fosse a Joia da Mente, seria preciso muito mais do que uma pancada na cabeça para parar os efeitos. É um artefato anterior ao universo e uma simples pancada faz o efeito sumir?

Em Vingadores, é mencionado que o cetro de Loki é energizado pelo Tesseract, o que impossibilita ainda mais a hipótese dele ser uma Joia do Infinito. É mais provável que seja apenas uma tecnologia Chitauri ou da própria HYDRA. Hora de seguir em frente.

A Manopla do Infinito foi exibida em Thor, no Salão de Odin, e as gemas correspondem às cores mostradas em Guardiões, tirando a do meio, mas chegaremos nela ainda.
Podemos dizer com segurança que as gemas azul, vermelha e roxa já apareceram nos filmes e que se tratam das joias do espaço, realidade e poder, respectivamente. Faltam três lugares na Manopla, três pedras, três nomes e três iniciais. Soletre THANOS! Coincidência? Seis letras, seis gemas.

                   T – Tesseract
       H – ???
               A – Aether
       N – ???
         O – Orb
       S – ???

gemas thanos

Então é seguro dizer que as joias correspondem ao nome do Titã Louco? É uma possibilidade atraente. O personagem Adam Warlock foi confirmado no Universo dos Filmes pelo diretor dos Guardiões da Galáxia James Gunn. Nos quadrinhos, Adam é quem possui a Joia da Alma. Qual o nome verdadeiro de Adam? Him, e temos o H! A Joia da Alma deve estar com Adam Warlock também nos filmes, agora faltam as letras “S” e “N”! A mera existência da manopla significa que alguém antes de Thanos já teve a intenção de reuní-las e foi impedido pelos Asgardianos, que agora protegem o artefato.
Ao que parece, as gemas foram confiadas a diversos povos ao passar dos tempos. Os Asgardianos mantinham a Manopla escondida e segura, podemos presumir que o Aether estava com os Elfos Negros, a Joia do Poder com os Celestiais e o Tesseract foi deixado na Terra. Estamos livres para teorizar sobre o assunto, gosto de pensar que a Joia da Alma pode ter sido confiada a Igreja Universal da Verdade, assim chegando até Adam Warlock. Mas agora todo o panorama foi modificado: os Asgardianos estão com o Tesseract E com a Manopla, o Colecionador estava com o Aether, o casulo de Warlock estava aberto e ele deve ter fugido e a Gema do Poder está com a Nova Corp.

VxQnkH2

 

Voltemos ao plano de Thanos:
Em Vingadores, Thanos usa Loki para conseguir o Tesseract e em troca ofereceu a dominação da Terra para o Deus da Trapaça. Isso que parece, correto? ERRADO.
Thanos usou a Terra E Loki como bodes expiatórios para atingir outro objetivo: Asgard. Loki e Tesseract agora estão em Asgard, e todos presumem que Loki está morto, quando na verdade ele ocupa o lugar do Todo-Poderoso Odin! Por que? Porque Thanos quis assim. Thanos teria matado Loki se este falhasse, mas o Titã parecia satisfeito no pós-créditos de Vingadores e provavelmente já tinha calculado cada passo. Loki não falhou com Thanos, ele apenas cumpriu a Primeira Fase de um grande plano.
Aqueles com ódio no coração e sede de vingança são mais fáceis de manipular e Thanos sabe disso. Loki agora é o governante de Asgard, está no lugar que sempre sonhou e todas suas ações são em benefício de Thanos. Em um episódio de Agents of SHIELD, Lady Sif vai para a Terra capturar Lorelei a mando de Odin, ou seja, Loki. Lorelei é capaz de controlar a mente de um homem a partir do momento que começa a falar. Certamente ela é bem útil e pode atender aos serviçoes do Titã.
Ronan queria poder para destruir Xandar, Thanos o usou para conseguir a Gema do Poder e no fim acabou ficando sem esta. Pode ser não antecipar a traição de Ronan tenha sido a primeira grande falha de Thanos, mas o panorama das coisas não está nada diferente. Ciente que Gamora tentou vender o Orb para o Colecionador, é seguro dizer que Thanos sabe onde está o Aether e tem completa noção do caso de Adam Warlock e que o Orb se encontra em Xandar.

tumblr_ne6fmoF4bA1rvufhzo1_500

Muita teoria, muita coisa pra assimilar, né? @_@

Outros Posts interessantes:


One Response to “Teoria Das Joias Do Infinito: O Que São E Onde Estão

  • Depois do Vingadores – Era de Ultron esse post tem que ser atualizado com a revelação da jóia da mente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *