Série Fire Emblem faz 25 anos!

Vocês conhecem a série Fire Emblem? Acredito que muitos aqui levantariam o braço e falariam que sim. Mas se essa pergunta fosse feita em 2001 o resultado não seria o mesmo. Completando 25 anos em 2015, a franquia da Nintendo passou despercebida no Ocidente por muitos e muitos anos.

“Fire Emblem” é uma série de RPG tático que teve seu início no console “Nintendinho” em 1990 com o jogo Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light [1].  Para época o jogo foi um tanto inovador e diferente por misturar elementos clássicos de RPG como classes, HP, experiência e equipamentos e elementos de jogos táticos como turnos e a colocação das unidades no mapa. Além de mecânicas únicas e inovadoras à série como a morte permanente de personagens e histórias em volta de um “Fire Emblem”, elemento que mudava de jogo para jogo, conforme sua história.

Marth - Fire Emblem

Apesar do primeiro jogo não ser um grande hit, afinal concorria com nomes de peso, a série manteve um ritmo e teve jogos lançados para Nintendinho, Super Nintendo e assim por diante. Sempre mantendo uma identidade muito firme e única, a série foi crescendo e acompanhando a evolução dos jogos de uma forma bem fiel à sua proposta.

Mas embora fosse uma série sólida e com elementos interessantes o público ocidental só foi ter realmente contato com a franquia em 2002, com o lançamento do jogo Super Smash Bros. Melee para GameCube. O jogo trazia dois personagens da série: Marth (do Fire Emble original) e Roy (do Fire Emblem: The Binding Blade – na época, recém lançado para o GameBoy Advance), o que atraiu atenção do público para o jogo até então desconhecido. A partir daí a série teve todos os seus jogos lançados no Ocidente, com a exceção do New Mystery of the Emblem para Nintendo DS.

Independentemente de ter apenas metade da sua vida no Ocidente a série mostrou ter bastante impacto, principalmente com o último jogo lançado: Fire Emblem Awakening, para o Nintendo 3DS. Com uma aproximação um tanto nostálgica para os antigos fãs quanto vindo com muitas inovações e possibilidades para jogadores novos abraçarem a série a formula foi ótima e deu certo. O jogo é o que tem um dos melhores índices de venda da série.

Awakening

E não para por aí. Em janeiro desse ano foi anunciado um novo jogo, detalhado na Nintendo Direct de abril. Nomeado de Fire Emblem If, o jogo virá com diferente versões no Japão, contando como uma escolha pode mudar o rumo da história. Além disso a Nintendo está com um concerto em homenagem aos 25 anos da série marcado para julho no Tokyo Dome City Hall e provavelmente será nos moldes das sinfonias feitas para outras franquias da empresa como o The Legend of Zelda: Symphony of the Goddesses.

 

Fire Emblem If

 

[1] – Título original: “Fire Emblem: Ankoku Ryu to Hikari no Tsurugi”. como nunca foi lançado fora do Japão, nunca teve um título em inglês mas em sites oficiais da Nintendo foi assumido

p.s.: Apesar dos jogos nunca terem vindo para o Ocidente somente em 2003, Fire Emblem possui um anime em OVA de dois episódios que conta um pequeno pedaço da história do terceiro jogo. Chegou a ser lançado, legendado e dublado, por aqui, mas não emplacou. Nem aqui, nem no Japão. Foi cancelado.

Compartilhe esse conteúdo:

Tags:

  • Mostrar comentários (0)

Você também pode gostar