O WCS Está de Volta – Yamato Obtem Direitos do Maior Concurso Cosplay do Mundo no Brasil!

Quem acompanha o mundinho dos cosplays já ouviu falar no World Cosplay Summit, ou apenas WCS, o maior concurso desse hobby no mundo! Organizado pela TV Aichi no Japão, o torneio reúne duplas representantes de diversos países espalhados pelo mundo todo. O Brasil tem um bom histórico na competição tendo levantado o caneco de campeão 3 vezes. Para que esse encontro de talentos aconteça, o evento depende da parceria de empresas interessadas em representar o WCS em seus países, escolhendo assim cada uma das duplas finalistas.

No Brasil, esse papel cabia desde 2006 à Editora JBC até que, recentemente, a empresa anunciou o fim dessa parceria para a tristeza de muitos cosplayers e fãs do hobby. Isso não significaria que a competição havia chegado ao fim, mas sim que o Brasil havia perdido quem organizasse suas seletivas. Nós anunciamos isso aqui no Zona E em detalhes, basta clicar aqui para saber mais. Ficamos sem maiores notícias sobre o caso, até que a Yamato Brazil, empresa que organiza alguns dos maiores eventos de cultura Pop do país, anunciou durante a edição 2015 do Anime Friends ser a nova detentora dos direitos do WCS no Brasil!

O anúncio foi feito em forma de um teaser trailer exibido no telão do Palco Cosplay onde ocorria a final do Yamato Cosplay Cup Internacional. Até agora a Yamato não divulgou maiores informações, mas nós estivemos no evento e conseguimos falar com o Coordenador da area de Concursos de Cosplay, Jack Freitas, que confirmou o anúncio e falou com a gente um pouquinho sobre essa novidade.

Confira no vídeo!

Resumindo, as informações ainda continuam um pouco indefinidas. Parece que a Yamato fez questão de dar a notícia do WCS mas ainda não definiu realmente como será todo o processo. Mesmo assim podemos levantar algumas questões.

Sabemos que hoje a Yamato promove 3 grandes concursos: o Yamato Cosplay Cup (YCC) que é uma competição individual com representantes de diversos estados do Brasil; o Yamato Cosplay World (YCW), o maior torneio cosplay de duplas no país; e o Yamato Cosplay Cup Internacional (YCCI) que reúne competidores de diversos países. O processo de seletiva dos participantes nessas competições depende da parceria da Yamato com outros eventos, que promovem seus próprios concursos onde são definidos os finalistas.

Quando a JBC detinha os direitos do WCS o sistema era bem parecido, inclusive com vagas para finalistas online, cujas apresentações eram avaliadas por vídeos enviados à comissão julgadora. Sendo assim, teríamos apenas 1 ano para que fosse divulgado o edital do concurso e aberto a seleção de eventos parceiros para que o representante brasileiro fosse escolhido na edição especial do Anime Friends 2016.

Levando em conta o tempo de preparo para cosplays desse tipo de competição a coisa promete ser corrida. Ou podemos apostar numa segunda opção, onde não haveriam finalistas definidos no decorrer do ano, mas sim uma grande e única final brasileira. Isso significaria talvez o maior encontro de cosplayers de alto nível já ocorrido no país! Sinceramente não sabemos como a Yamato vai lidar com essa situação, visto que o WCS é o sonho de muitas duplas que não medem esforços para faturar o tão sonhado prêmio e poder ter a experiencia de participar da final em Nagoya, no Japão.

Mas uma coisa não podemos negar. A Yamato é referencia quando se trata da gestão de grandes concursos. Por anos sua metodologia e quadro de regras foram reproduzidos e adaptados em diversos eventos pelo Brasil a fora. Dentro da própria equipe que coordena essas competições existem cosplayers experientes que sabem como a coisa funciona e quais necessidades terão aqueles participantes interessados em fazer parte da festa (e do trabalhão) que é o WCS. Então independente de como seja o processo podemos esperar algo bem profissional e feito de maneira a dar boas oportunidades a todos.

E se você quiser saber mais sobre o histórico de participações do Brasil no WCS pode clicar aqui e ver as apresentações de todas as duplas brasileiras lá no Japão ano a ano.

E lembrando que aqui no Zona E nós acompanhamos de pertinho os eventos e concursos de cosplay, e você pode saber mais sobre o assunto ouvindo o Cosplay in Cast, nosso podcast especialmente voltado para esse tema.

Ficaremos de olho para mais novidades sobre esse assunto. Mas uma coisa é certa, o Brasil estará de volta ao maior concurso de cosplays do mundo!

Outros Posts interessantes:


Trackbacks & Pings

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *