Naruto… É sucesso mesmo?

O desafio de falar de Naruto.

Todos conhecem Naruto, se não conhecem profundamente, com toda certeza já viram meia duzia de pessoas em eventos com bandanas da “Vila da Folha”, mas qual é o segredo do sucesso? Não vale a pena aqui falar que é porque Naruto é um personagem carismático, isso obviamente todos já sabem, mas a verdade é que Naruto é uma mistura muito bem arquitetada para levar você, leitor e espectador a gostar dele.
É fato ainda que Naruto terminou, dizer que “Boruto” é a continuação seria uma falsidade imensa. Boruto possui sim os personagens que gostamos. Possui, mas a história não está voltada para Naruto, mas para outros personagens. Logo, Naruto acabou e é bom você, fã, conformar-se com a ideia.

Mas voltando ao assunto principal: o que torna Naruto um sucesso, mesmo após o seu término?

Alguns fatores com toda certeza devem ser lavados em consideração:

a) Geração Y: Naruto nasceu junto a geração Y, uma geração que procura não apenas conforto financeiro, mas a satisfação em sua colocação profissional. E o que isso tem haver com Naruto? Ora, assim como Naruto, a Geração Y tem um objetivo próprio, mas não abre mão de seus sonhos por tais objetivos. É preciso entender que assim como Naruto, a Geração Y (aquela que mais acompanha Naruto – que hoje tem no máximo 35 anos), quer se tornar importante (hokage), porque quer ser reconhecida pela sociedade (Vila da Folha), não deixando para trás pessoas importantes, não passando por cima de ninguém, mas buscando por seus próprios méritos. Naruto reflete a face desta Geração levemente afoita, excessivamente emotiva e muito determinada, assim como reflete a face de pessoas que buscam seus ideias e querem ser reconhecidas pelo que são e não pelo que as pessoas pensam delas.

b) Tragédias: no anime/mangá, somos cercados o tempo todo por tragédias e elas são de todos os tipos, mas as principais são: a morte dos pais de Naruto, o assassinato pelo irmão de Sasuke do Clá Uchiha, a morte, a perda de pessoas amadas em geral, a exclusão de pessoas diferentes. É obvio que ninguém quer reconhecer em Naruto a morte de seus pais ou mesmo a morte de familiares como Sasuke, mas também é obvio que se reconhece nos dois um termo simples: SOLIDÃO. A solidão que permeia os personagens de Naruto chega até as pessoas de maneira tão impactante que é possível quase tocar em tal sentimento. E no final acabamos sentindo a mesma coisa. Nos sentimos sós no meios de uma sala de aula, no meio dos familiares que tagarelam num almoço em família, no meio das pessoas do trabalho ou ainda andando na rua. Esta sensação de solidão é devida à carência que sentimos e que as vezes se revela latente em nossas mentes. As tragédias, ainda, dão maior realidade do que não é real. Na nossa vida estamos o tempo todo frente a frente com tragédias que acontecem sem ao menos percebemos: mães e pais que morrem, crianças que sofrem, familiares que se perdem. Tudo acontece de maneira natural, como acontece na vida e isso nos permite trazer para mais perto aquele sentimento que o personagem Naruto sente e, por consequência, acabamos nos simpatizando com ele.

c) Amizade: interessante como muitas pessoas não se lembram deste fato ao analisarem o anime/mangá, mas a verdade é que o fato amizade estão tão incutido no desenho que muitas vezes não percebemos de maneira direta. Mas a amizade dos personagens uns com os outros, a lealdade deles e a total e”dação” de si para o outro é admirável e nos faz querer ver até onde aquele sentimento é capaz de ir. Naruto e Sasuke obviamente possuem uma ligação muito maior que a amizade, um fez do outro família, mas a amizade deles é o que sustenta em boa parte a trama. Queremos saber se Naruto é capaz de salvar a alma de Sasuke, assim como queremos saber se Sasuke é capaz de de perdoar qualquer rancor para retornar sua amizade com Naruto. A amizade de muitos personagens é comovente. Kakashi e Gai que são eternos rivais mais continuam sendo amigos, Naruto e Jiraiya e sua relação de amizade e respeito. Amizades movem os personagens e nos movem no nosso dia a dia. É difícil viver sem ter amigos, todos temos um, não adianta negar. E ver esta relação se desenvolver em todas as suas cores e tons é cativante e acabamos induzidos a assistir/ler para saber até que ponto uma amizade pode suportar as provações.

d) Idade: sim, fator crucial, principalmente para aquela Geração Y que cresceu vendo Naruto. Quando o conhecerem, ele era pequeno, jovem e inexperiente. Agora, adulto e forte, ele se torna alguém que atingiu seus objetivos. É fácil simpatizar-se com alguém que tem uma idade próxima a sua, crescer com um personagem é maravilhoso, pois você sente que o tempo está passando, não apenas para o personagem, mas para você e cada crescimento dele e, em parte, um crescimento seu e isso torna Naruto ainda mais atrativo.

e) Por fim, Ninjas: sim, ninjas. Se você colocasse Naruto em qualquer locação, com toda certeza ele seria um sucesso, mas não tão grande como é e um dos motivos é o tema: NINJAS. Ora, quem nunca quis fazer ataques surpresas, ter treinamentos absurdos, utilizar técnicas inacreditáveis e ter todo um aparato ninja (roupas e armas). Obviamente que isso não funcionaria de qualquer jeito, o enredo é bem entrelaçado, os ninjas não são a única coisa que existe e não são apenas eles que estão no centro das atenções. Mas é preciso destacar que o “jeito ninja” de Naruto como anime/mangá chama muita atenção. A primeira coisa que uma pessoa fala quando vai apresentar Naruto à alguém que: é sobre ninjas. É claro que não é fiel ao estilo de luta ninja, mas oras, animes/mangás existem para serem fantasiosos, mas a ideia é totalmente incrível e colocar crianças lutando como adultos e ainda sim sendo crianças (com suas infantilidades, dúvidas e medos) é algo que realmente agrada ao público.

É isso, Naruto está ai para todos, mas estas são algumas razões que fazem de Naruto um sucesso quase absoluto! 

E você, qual é o motivo de você gosta de Naruto? (ou de não gosta). 

Compartilhe esse conteúdo:
  • Mostrar comentários (0)