Games para Recordar: Obscure

E ae pessoal!

Dando continuidade à série “Games para recordar”, trazemos um jogo que quase todo fã do gênero survival horror já jogou. E se você é fã de games de terror e ainda não jogou, deve jogar o quanto antes!

A bola da vez é a série Obscure, que deu as caras pela primeira vez em 2004 para Playstation 2, Xbox e PC.

obscure01

Vamos com um pouco de história…

ObsCure se passa no Colégio Leafmore, que é dirigido pelo diretor Herbert Friedman. Um dia, um aluno chamado Kenny decide ficar até mais tarde na escola jogando basquete quando percebe que sua mochila foi roubada. Ao tentar perseguir quem a roubou, acaba chegando em um misterioso porão e dentro de uma estranha sala encontra um aluno chamado Dan, que está em um estado muito estranho. Ao tentarem sair do porão, criaturas bizarras aparecem e matam Dan. Kenny tenta fugir desesperado, mas alguém acaba fechando o alçapão do porão, deixando-o trancado lá dentro.

E esse é o ponto de partida do game que tem toda aquela atmosfera de filme de terror com um grupo de adolescentes que passam por situações onde devem lutar pela sobrevivência.

Depois do desaparecimento de Kenny, sua irmã Shannon se reúne com Ashley, a namorada de seu irmão, e com Josh e resolvem procurá-lo. Depois de ficarem trancados na escola, descobrem que algo muito estranho está acontecendo pois criaturas bizarras começam a aparecer. Essas criaturas por algum motivo não conseguem sobreviver à luz, o que torna uma lanterna a melhor aliada para se ter por perto.

Então só resta aos jovens investigar o mistério por trás dessas criaturas e encontrar Kenny para finalmente fugir daquele terrível pesadelo…

 

Elenco principal de Obscure: Shannon, Kenny, Stan, Ashley e Josh.
Elenco principal de Obscure: Shannon, Kenny, Stan, Ashley e Josh.

Confira o vídeo de introdução do game:

A jogabilidade de ObsCure chama atenção por ser um dos poucos games do gênero a ter opção multiplayer cooperativo. Isso torna tudo mais interessante, divertido e um pouco mais fácil porque a inteligência artificial do game nem sempre te ajuda do jeito que devia em partes mais críticas.

Outra coisa legal no game é que cada personagem possui habilidades únicas. Kenny é forte e consegue empurrar objetos pesados, corre mais rápido que os outros e possui uma maior resistência; Shannon, além de boa para resolver quebra cabeças, avisa para qual lugar devem ir para a história seguir; Ashley é mais experiente com armas de fogo que, quando usadas por ela, dão mais dano nos monstros (sim, é surreal mas é isso aí que você leu) além de atirar mais rápido que os outros; Stan é o único capaz de arrombar portas e armários trancados; e Josh avisa quando existe algum item importante nos lugares.

Quanto a trilha sonora, ela é excelente e coloca músicas que se encaixam perfeitamente com a atmosfera sombria e entram nas horas certas, fazendo o jogador se sentir mais preso ao game.

Infelizmente nem tudo é perfeito e um dos pontos negativos de ObsCure é a monotonia que aparece em algumas partes. Por exemplo, você perde um certo tempo simplesmente correndo de um canto ao outro do colégio sem acontecer nada pelo caminho. Isso se torna um pouco cansativo pra quem é ansioso em ver a história desenrolar.

Mesmo não tendo uma repercussão muito positiva os produtores resolveram dar uma continuação à série, lançando o jogo chamado Obscure: The Aftermath – ou simplesmente Obscure II.

obscure03

Esse game é uma sequência direta de OsbCure e foi lançado em 2007 para Playstation 2, Nintendo Wii e PC.

Obscure: The Aftermath se passa 2 anos após os acontecimentos do primeiro game. Na história principal temos Kenny e sua irmã Shannon, sobreviventes dos incidentes no Colégio Leafmore, que agora estão na Faculdade de Fallcreek. Os dois estão sofrendo consequências da experiência que sofreram 2 anos atrás e por causa disso os irmãos estão com uma aparência bem diferente. Além disso, Kenny está mais agressivo e perde o controle facilmente e Shannon recebeu misteriosamente o poder de controlar a Aura Negra que apareceu bastante no game anterior. Fora isso, os irmãos vivem suas vidas normalmente.

Porém, na mesma faculdade, os jovens Corey, Mei, Jun, Amy e Sven descobriram uma nova planta que usam como droga. Só que essas plantas estão envolvidas com os experimentos realizados no Colégio Leafmore e elas acabam fazendo com que Kenny se torne uma criatura bizarra. Sua irmã Shannon, desesperada, pede ajuda a Stan que também sobreviveu ao incidente de dois anos atrás e atualmente trabalha como um entregador de pizza.

Agora Shannon e Stan, junto com os outros estudantes, terão que enfrentar novamente uma vasta quantidade de criaturas bizarras e parar a propagação da contaminação antes que ela chegue ao seu estado crítico.

Kenny, Shannon e Stan com suas novas aparências.
Kenny, Shannon e Stan com suas novas aparências.
Os novos personagens Corey, Mei, Amy,Sven e Jun.
Os novos personagens Corey, Mei, Amy,Sven e Jun.

A jogabilidade segue o mesmo estilo multiplay cooperativo de ObsCure com pequenas mudanças para tornar o jogo mais prático. E a trilha sonora continua impecável.

A habilidade única de cada personagem foi mantida em Obscure: The Aftermath. Mas além das habilidades existentes no primeiro game, foram acrescentadas algumas novas como o talento hacker de Mei, que serve para entrar em lugares protegidos por senhas; e as habilidades acrobatas de Corey, que permitem escalar paredes e passar por lugares estreitos.

Diferente de seu antecessor, quase sempre tem alguma ação rolando, fazendo o jogador se sentir mais preso à trama. Outra mudança é no enredo, que está um pouco mais sentimental. Além da aflição para sobreviver e tentar curar Kenny, os personagens ainda passam por muitos momentos românticos e outros de partir o coração.

Confira o trailer de Obscure: The Aftermath:

 

E é isso, galera! Mesmo não tendo o mesmo alcance de público que Resident Evil, Fatal Frame ou Silent Hill, a série Obscure ainda é uma boa opção para os fãs de Survival Horror!

Compartilhe esse conteúdo:

Tags:

  • Mostrar comentários (0)

Você também pode gostar