Conheça o Museu do Vídeo Game Itinerante no Brasil

Esse ano começou maravilhosamente bem, principalmente para a galra mais old gamer como este que vos fala (ou escreve) aqui. Isso porque eu tive o prazer de conhecer o Museu do Vídeo Game Itinerante em sua passagem aqui pelo Rio de Janeiro! A exposição ficará aberta ao público no Shopping Nova América (Av. Pastor Martin Luther King Junior, 126 – Del Castilho), entre os dias 14 a 29 de janeiro. Durante a visita ficamos encantado não só com o grande acervo de aparelhos, mas também com a possibilidade de poder jogar grandes clássicos da história dos games.

Confiram o vídeo da matéria que fizemos por lá:

O Museu do Videogame Itinerante, que somente em 2015 e 2016 recebeu mais de 7 milhões de visitantes em 15 cidades, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris.

“É engraçado pensar que isso tudo começou com uma discussão de relação de casal. Todos os videogames da exposição estavam em minha casa e, em um belo dia de faxina, minha esposa me deu um ultimato: ou você transforma essa sua coleção em um museu para tirar de casa ou você e esses videogames vão para fora de casa”, explica Cleidson Lima, que é colecionador há mais de 15 anos e hoje conta mais de 340 consoles e cerca de 4 mil jogos.

A exposição totalmente interativa resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4 já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpitsdo game Drive Club para PS4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. Uma das novidades do próximo ano é a área de PlayStation VR, na qual os visitantes poderão experimentar, gratuitamente, a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. O evento também conta com displays da Nintendo, com o Wii U, e da Microsoft, com o Xbox One.

Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento é o palco Just Dance. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso Just Dance, da Ubisoft, e faturar brindes e prêmios.

Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.

Para mais informações sobre o Museu do Videogame, basta acessar o endereço www.facebook.com/museudovideogameitinerante ou o site www.museudovideogame.org.

Enfim se você é do Rio de Janeiro ou vai estar de passagem por aqui não deixe de conferir essa incrível exposição, mas lembre-se que vai somente até o dia 29/01.

Vejam também algumas fotos que fizemos do acervo.

Outros Posts interessantes:


2 Responses to “Conheça o Museu do Vídeo Game Itinerante no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *