Capitão América 2 é Bem Mais ou Menos… MENTIRA! É Bom Pra C@$#%&*!!!

Vou te dizer que a zebra da vez se chama “Capitão América 2- O Soldado Invernal”, e que a zebra é listrada de vermelho, azul e branca! HAHAHA

post-30370-Captain-America-the-Winter-Sol-FLpB

Vejam bem, não que todo mundo achasse que o filme do Caps seria ruim, não é isso. Mas é que de todos os Vingadores que a Marvel vem usando no cinema ele fosse talvez o mais apagadinho. O 1º filme é legal e tal, mas nada de mais. No Filme dos Vingadores outros personagens roubam muito mais a cena e às vezes dá a impressão que o Capitão tá meio perdido ali no meio. Bom, Soldado Invernal foi um cala boca bem dado em quem achava que não passaria disso. Inclusive eu.

A História

hq-captain-america-vol-1-winter-soldier-ultimate--6961-MLB5136034497_102013-O

Capa de uma reedição da HQ original

O filme é baseado no clássico arco Soldado Invernal lançado em 2005 pela Marvel, com roteiro de Ed Brubaker e arte de Steve Epting. Foi uma daquelas épocas em que a gente dá uma pausa nas HQs e eu só vim a ler esse clássico contemporâneo há alguns anos depois. Falando sobre a adaptação, foi muito bem feita.

Temos de citar que no original não existe a participação da Viúva Negra, ficando por conta da agente Sharon Carter. Nem do Falcão, que, aliás, ficou muito bem adaptado também. Assim como a origem do Soldado Invernal nada tem a ver com o Zola, sendo ele fruto de experiências Russas em busca de um super soldado soviético durante a Guerra Fria. Ah sim, a Hidra também não tem nada a ver com a história original.

Então com tantas diferenças era pra ser uma bomba, né?! Mas aí é que está a magia da coisa. A Marvel já estabeleceu seu próprio universo no cinema adaptando histórias clássicas das HQs. Foi possível mudar esse tanto de coisa e mesmo assim fazer sentido! Ponto pra Marvel nesse sentido que aproveitou todos os ganchos e fez um filme bem redondinho.

Vi algumas pessoas reclamando que a Marvel fracassou ao tentar fazer um filme de espionagem, e que ficou uma coisa meio perdida entre Identidade Bourne e ação de super heroís. Eu discordo veementemente! É querer achar chifre em cabeça de cavalo, já dizia meu avô. A Marvel não quis fazer “um filme de espionagem”. Soldado Invernal por si só já é uma história de espionagem, envolvendo o passado do Capitão América e as tensões da Guerra Fria. O filme conseguiu ser equilibrado em momentos de ação bem colocados sem deixar furos na trama.

O Capitão!

Captain-America-The-Winter-Soldier-Steve-Rogers

Não é que você finalmente me convenceu, Chris Evans!

Falar pra vocês que não sou um grande fã do Chris Evans como Steve Rogers. Não sei, acho-o muito mocinho de comédia romântica. Daquelas com a Sandra Bullock, sabe. Penso que o Capitão América tem de ser um cara mais sério, que passe aquela aura de autoridade e inspiração. Mas devo dizer que fiquei surpreso com a atuação do ator nesse filme.

Ele conseguiu demonstrar um lado sisudo, mas sem parecer emo em relação aos sentimentos que ele guarda sobre seu passado. A própria postura dele mudou para mais sério, mais observador. Acho que de todos os filmes da Marvel esse foi o que teve menos piadinhas também, e isso ajudou a fortalecer a imagem de durão do personagem.

Vou te dizer que achei INCRIVEL as cenas de luta! Agora sim eu vi como o Capitão América deveria ser em movimento. Um acrobata ágil e ao mesmo tempo forte e resistente. O uso do escudo nas manobras e no combate, revezando uma postura ofensiva e defensiva dentro do mesmo combate… Nossa! Parabéns aos irmãos Russo pela direção dessas cenas.

Só deixando em destaque alguns pontos como o uniforme escuro, que ficou uma coisa mais tática e mais noturna. A cena de luta do Caps derrubando o jato usando o escudo é sen-sa-ci-o-nal! Só achei meio furado o lance dele correr não sei quantos quilômetros sem suar e depois ficar ofegante só de derrubar meia dúzia de bandido mequetrefe. Mas enfim, nada que comprometa.

Viúva Negra e Falcão

Como eu já disse, a Viúva Negra entrou no lugar da Sharon Carter na história original. Mais do que um personagem de apoio, Natasha Romanoff rouba as cenas com facilidade. Em parte porque a Scarlett é uma gata! E em parte porque eles agora estão conseguindo transpor bem o que é o personagem dos quadrinhos para o cinema. A forma como ela se move e como usa uma série de equipamentos e gadgets especiais. Sem mencionar o lance dela querer esconder seu passado como espiã/terrorista, que eu espero que tenha algum peso maior daqui pra frente.

Capitao-America-2-poster-30Jan2014_02

Ai, ai… Não importa se mudou o cabelo, continua gata!

E que bem adaptado ficou o Falcão, hein?! Sempre o achei meio bundão pra falar a verdade, mas na telona ficou bem bacana. O ator Anthony Mackie é bem carismático e o efeito de voo ficou bem feito pra caramba. Não sei se irão aproveitá-lo no filme dos Vingadores, mas seria uma pena deixar o cara de lado.

capitao_america2_poster_falcon

Conseguiram transformar um personagem bundão em um nice guy! Ponto pra Marvel

Nick Fury

Eu sou fã do Nick Fury original das HQs, de cabelo grisalho e charutão na boca. Mas acabei me acostumando com o “Fury negga mothefucker” do Samuel L. Jackson. Finalmente aqui ele coloca a mão na massa e ganha algumas boas cenas de ação. Achei que foi bem mostrado o lado paranoico do personagem, de não confiar em ninguém e ter sempre um plano na manga. A única mancada foi o momento em que ele dirige o carro e luta com um sujeito ao mesmo tempo… estando com um dos braços quebrados! HAHAHA Mas enfim.

captain_america_the_winter_soldier_nick_fury-t2

Um olho na SHIELD e outro na missa. Não, pera…

Soldado Invernal

captain_america_the_winter_soldier_bucky-t2

Quem diria, hein?! Espero que aproveitem o Soldado Invernal no futuro!

Mano, revendo o 1º filme se alguém me contasse que aquele carinha iria voltar como o Soldado Invernal eu não acreditaria! Mas ficou muito bem caracterizado, nossa! E ele fez bem as caras de psicótico confuso, me convenceu. Varias cenas do filme foram retiradas da HQ, como aquele socão que ele dá no escudo com o braço robótico e a cena em que ele segura o escudo com uma mão só.

Considerações Finais

Acho que Soldado Invernal conseguiu ser um dos melhores filmes da Marvel até agora. Eu ainda gosto muito do Hulk com o Edward Norton e do 1º filme do Homem de Ferro, mas esse com certeza vai ganhar um lugar na minha estante. Adorei ver um Capitão mais maduro, como foi naquela cena do discurso para os membros da SHIELD no final. Acho que esse era o tipo de coisa que faltava numa história do Capitão América. Tudo bem que a gente acaba ficando cheio de perguntas como onde estava o Gavião Arqueiro? Ou como aquele objeto que mostra no final foi parar com a Hidra? Mas e daí? Que sejam apenas pretextos para mais filmes desse naipe!

tumblr_mv801zU6aa1saclugo10_500

Outros Posts interessantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *