Armadura Feminina: Quanto Menos Cobre, Mais Protege?

Não é preciso fazer toda uma quest até os confins da internet para encontrar personagens femininos armadurados, certo? Ainda mais hoje em dia, com mulheres cada vez mais interessadas em jogos, é fácil encontrar personagens incríveis e com visuais bem… Interessantes.
Mas ao mesmo tempo que encontramos personagens com design super detalhado, também encontramos aquelas que te obrigam a se perguntar: “Porque?

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Vamos chutar, num exemplo, as personagens de League of Legends. Não importa o quão potente, forte, destemina ou grosseira ela é. Em algum momento vão lançar algum visual super sensual. É, aquela skin voltada totalmente pro fan service. Puro, feita especialmente para isso.
Isso não acontece só no LOL, já que é fácil encontrar centenas de outras personagens assim de outros jogos, animes, qualquer mídia.  Concluindo, isso só me leva a um pensamento: Armadura feminina, quanto menos cobre, mais protege. 

 Procurando sobre o assunto, encontrei uma série de pontos que devem ser levados em conta.

01. A questão mercadológica.
 Sei que é importante focar no público masculino que compra sempre o material.
Exemplo: a Arlequina, ou Harley Quinn, da DC Comics, sofreu uma série de modificações ao longo dos anos, buscando deixa-la cada vez mais sensual, tendo em mente que a sua primeira tentativa com sex appeal, no jogo Arkham Asylum, fez o maior sucesso entre os fans da série. Mas é realmente necessário modificar tanto só pela questão mercadológica?

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Qualquer pessoa que já parou para procurar um pouquinho sobre a construção de uma história ficcional sabe que, se ela não tem a pretensão de simular um universo crível, histórico ou não, deve se basear em uma lógica minimamente razoável para explicar as decisões da narrativa. Um universo como o de Mass Effect, por exemplo, pode fazer todo o sentido do mundo… até que apareça um unicórnio robótico gigante feito de doces verdes no meio de uma missão. Se não houver nenhuma justificativa convincente pra isso, então a história foi muito mal pensada. No caso, as roupas femininas TEM que ter uma justificativa.

02. Funcional x Visual.
  Como diz o texto Fantasy Armor and Lady Bits, em inglês, o conjunto da obra tem que ser bem explicado. A roupa, armadura, traje, tanto faz, tem que estar bem encaixado, bem explicado, ou então pelo menos, funcional.

   Jogos como Bayonetta, são um ótimo exemplo. Ela pode pegar uma arma, arrumar o cabelo, lutar, comer alguma coisa, ou simplesmente andar na rua, não importa: tem que ser feito da forma mais sexy, apelativa e vista do ângulo onde tudo fica mais provocador. Mas o jogo em si tem a jogabilidade muito boa, o que chama muita atenção.  Apesar de apelativo, o jogo todo não depende só dessas cenas. A publicidade toda é feita encima disso, e é como disse ali em cima: mercado, onde os produtores se aproveitam disso.
Mas, vamos analisar…. A Bayonetta é uma bruxa, que usa armas de fogo e uma roupa apertada. Apesar de não ser “normal” uma personagem assim, tudo bem, ela não enfrenta inimigos na cara e na coragem, não tem super forma e nem nada. Ou seja, apesar de todo o fan service…. Dá pra explicar o porquê da roupa. Se ela usasse uma armadura que cobre o corpo todo, não seria necessariamente funcional.

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 Ok, e jogos online, estilo Ragnarok? O jogo é um rpg básico da Level up, com classes, lutas, etc, etc.
As armaduras vão evoluindo, a personagem vai ficando cada vez mais forte. Até que num belo dia chego no último nível de proteção, usando uma calcinha e um sutiã. Além de deixar nítido que não tem o menor sentido, ainda fazem questão de comparar com a armadura masculina, que tem vários e vários acessórios e detalhes muito mais interessantes.

03. Imagem do que é “feminino”
 “Mas ela precisa ser feminina/sexy/atraente, porque é mulher“, ou então “Ela precisa parecer bem uma mulher“.
Basicamente explicando a questão: ou oito, ou oitenta; se ela não foi feita pra ter apelo visual bronheiro, ela muito provavelmente vai ficar absolutamente sem graça ou até mesmo feia na visão dos outros.

 Por que há tanta preocupação e necessidade de lembrarmos constantemente que é uma mulher? Por que ela depende tanto assim de beleza e atração? E se ela for andrógena? Ou então um transsexual? Todos tem que ser como a Poison, de Street Fighter?

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 04. “Tem armaduras que não são funcionais e ninguém reclama”
No que diz respeito às armaduras da fantasia em especial, é fácil perceber de como a necessidade de coerência costuma cair muito mais no visual da roupa em si (formatos, cores, símbolos, material, estilo) do que na sua funcionalidade, mas o conjunto da obra faz sentido dentro do universo que está inserido. Também podemos relacionar isso as armas, elas não precisam funcionar de maneira totalmente coerente para ser usada ou mesmo apreciada. A diferença é que apenas esse problema não é algo que realmente incomode na maioria das vezes.

  Criticando a falta de pano, ou de aço nas armaduras/roupas não significa que todas as personagens femininas tem que usar burca sempre. Particularmente, eu acho que a personagem fica absurdamente mais sexy quando tem uma armadura ou roupa bem feita, com detalhes e um design bonito, original, criativo. Em “Alice, Madness Returns“, por exemplo, as roupas são muito bem planejadas.


05.  “Mas o objetivo da história é retratar a mulher como X ou Y
É claro que, se houver um objetivo claro de criar um ambiente patriarcal ou algo do tipo, especialmente de caráter histórico, inevitavelmente elementos machistas e misóginos surgirão, mas isso não é desculpa para reforçar a desigualdade de gêneros de maneira descerebrada. Um exemplo pra isso, os livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que também tem a série da HBO. O patriarcado está ali, mas assim como na vida real, existem mulheres multifacetadas, completas, que não se conformam com a situação que foram submetidas e lutam contra isso dentro de suas respectivas realidades.

 06. Blablabla, chega!
Tantas opções, personagens criativas, poderosas, mulheres fortes e potentes! Enfim, acho que deu pra entender que nem sempre as mulheres precisam usar pouca roupa, certo?E ai, rapazes, o que tem a dizer sobre? Mulheres, que tal?
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