Adeus, Marvel: Avengers Alliance – Melhor Jogo do Facebook Chega Ao fim!

Há uns 02 anos meio que acabava a onda dos “joguinhos de Facebook”. Fazendinhas, geradores de cidades, simulador de restaurantes… Uma infinidade de games viciantes que enchiam as caixas de solicitações de todo mundo na lista de amigos. Mas se teve um desses jogos que nunca morreu de verdade para o publico mais nerd, falo do Marvel: Avengers Alliance.

Bom, isso até agora, já que hoje, 30/09/2016, será o último dia no qual o game estará disponível.

.

Marvel Avengers Alliance é um jogo baseado em turnos para ser jogado em redes sociais e que foi desenvolvido pela Playdom em parceria com a Marvel Entertainment e o Disney Interactive Studio Group em 2012. Completamente acessível ele rodava nas plataformas Android, iOS, Microsoft Windows.

Mais do que um jogo tático, MAA tinha uma mecânica muito parecida com a dos RPGs de turno. Aqueles mesmos da geração 16 e 32 bits. O seu avatar era um agente da SHIELD com poderes de recrutar e enviar diversos heróis da Marvel nas mais variadas missões. O storytelling do jogo era bem interessante também, com capítulos e eventos sazonais baseados em histórias clássicas dos quadrinhos ou no que estivesse rolando nos cinemas.

.

Mesmo simples o game tinha um visual muito atrativo. O motor gráfico era gerado em flash e a trilha sonora repetitiva, mas nada disso impedia a experiência viciante. Além do modo história haviam missões especificas para determinados personagens e um modo PVP onde era possível enfrentar os times de outros usuários. MAA era gratuito, mas seguia o modelo de jogos Fremium. Ou seja, você poderia baixa e jogar o game gratuitamente, mas com a possibilidade de investir dinheiro real na compra de armas, itens, personagens ou skins visuais.

Você pode achar mais informações sobre o jogo acessando sua Wiki.

Ou acessando o blog do Marvel: Avengers Alliance.

Tudo corria bem no universo dos jogadores de MAA, qual foi a surpresa de muitos jogadores ao entrarem no jogo e se depararem com a seguinte mensagem:

14550955_10209149898336040_1581169659_o

.

Triste, não?

E a coisa não para por aí. Há algum tempo eu resolvi migrar para o Marvel: Avengers Alliance 2, uma nova versão do jogo. Agora mais moderna, com novas missões e personagens em um gráfico 3D para dispositivos móveis.

Mas também tive a mesma infeliz surpresa ao entrar um belo dia e dar de cara com uma mensagem bem parecida:

sem-titulo

.

Sendo assim, chega ao fim um dos (senão o mais) divertido jogo do Facebook. Ou pelo menos o mais amado pelos nerds habitantes da rede social de Mark Zuckerberg. Tudo isso porque a Disney Interactive, desenvolvedora responsável do game, resolveu cessar suas atividades. O que de certa forma não é tão espantoso assim.

Pensem bem, tirando a franquia Lego, quando jogos novos envolvendo qualquer personagem da franquia Marvel vocês tem visto por aí? Nem mesmo jogos de grandes empresas. Por exemplo, a CAPCOM recentemente teve que retirar a venda de qualquer título da sua série de lutas “Marvel VS Capcom” ainda disponíveis no mercado.

Vamos arriscar um chute aqui? Eu quase consigo ver a Disney lançando sua própria desenvolvedora de jogos multi plataformas em um futuro bem próximo. Afinal, por que a gigante do Mickey Mouse precisaria recorrer ainda a outras empresas e parcerias? E não é só o caso da franquia Marvel, não. O remake de “Ducktales” também foi retirado das plataformas de jogos online, como a Xbox Live. Até a galera responsável pelo “Battlefront: Star Wars” recebeu uma chamada para limitar certos usos de imagem da franquia. Podem me chamar de teorista da conspiração, mas para mim os sinais são bem claros.

Enfim, Marvel: Avengers Allience vai deixar saudades. Mas também vai aumentar a produtividade de muita gente nos escritórios, não é mesmo? HAHAHA

Outros Posts interessantes:


2 Responses to “Adeus, Marvel: Avengers Alliance – Melhor Jogo do Facebook Chega Ao fim!

  • Minha irmã estava comentando esses dias que sobre essa divisão de jogos da Disney fechar, no caso ela estava vendo o cancelamento do novo Disney infinite que incluiria personagens do X-Men. Mas não imaginei que também afetaria os jogos do Facebook, e também não estava sabendo sobre o Marvel VS Capcom, inclusive procurei faz uns meses o de ps3 para comprar.

    Isso quer dizer que os de celular, o próprio Avengers Alliance de celular, Marvel Future Fight e Avengers Academy também serão encerrados? Eu amei tanto o Avengers Academy, mas tirei do celular porque pesava muito, então não vi se teve essa mensagem.

    Bites!

  • Quando lançou o Marvel: Avengers Alliance foi uma bela surpresa, nunca fui fã de games do Facebook e esse me chamou a atenção não apenas por ser da Marvel, mas pela sua mecânica e descobrir novos personagens.
    Esse game foi um marco que só melhorou depois do filme dos Vingadores, onde a trilha do filme e outras foram incluídas, sem contar que alguns eventos da HQ foram antecipados nos games (como o aparecimento do filho do Thanos).
    É um game que vai deixar muita saudade e duvido que surja algo próximo dele nesses próximos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *