EVANGELION! Curta ou desista!

Neon-Genesis-Evangelion-Logo

Seria inaceitável você dizer que não gosta de Evangelion.

Mais inaceitável ainda seria dizer que você nunca, jamais, assistiu este ícone da cultura pop japonesa. Acho que o pior, talvez, seja você dizer que assistiu o primeiro episódio, não gostou e que nunca mais assistirá Evangelion. Bom, eu venho aqui dizer que se você quer continuar mantendo seu status de fã de anime/mangá você deve, obrigatoriamente, assistir Neo Genesis Evangelion e, o mais importante, gostar, porque este anime mudou muitas vidas.

Primeiramente, se você não gosta, eu até entendo que ele não faz parte do seu perfil de anime, até entendo, mas não concordo, principalmente porque é um anime que concentra diversos assuntos que TODOS gostamos, tais como: mundo pós-apocalíptico, romande adolescente, intrigas, agências governamentais independentes, monstros gigantes, robos gigantes e, acima de tudo, questões filosóficas que permeiam toda a trama. Mas se mesmo ciente disso você não gosta de Evangelion, muito bem, eu entendo, e CONTINUO NÃO CONCORDANDO.

Seguidamente, para você que jamais viu, espero que tenha uma explicação muito melhor do que a seguinte: são muitos capítulos (como se Naruto/One Piece/Bleach não tivessem mais) ou é muito chato ou é muito confuso ou é coisa de gente velha. Bom, se estas são suas desculpas, eu espero muito que você reveja seus conceitos, porque hoje e aqui e agora vou lhe dar CINCO razões para você assistir este anime que com toda certeza vai mudar seu modo de pensar.

Antes e evitando spoilers e para aqueles que desconhecem Neo Genesis Evangelion, vou fazer um rápido resumo, ok? Segue:

Neon Genesis Evangelion é um anime no qual o cenário de um mundo pós-apocalíptico, onde tudo gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV (fique de olho nesta organização), criada para combater seres monstruosos chamados Anjos, utilizando seres gigantes chamados Unidades Evangelion (ou, para os íntimos, EVAs). Estes seres são controlados por adolescentes, que por um mero acaso nasceram no ano do Segundo Impacto, sendo um deles o personagem principal, Shinji Ikari. Com outros adolescentes que foram treinados para pilotar os EVAs (por serem compatíveis com os mesmos) e com a ajuda dos membros da NERV, eles tentam derrotar os Anjos e evitar o Terceiro Impacto, que levaria a destruição da humanidade. Ou talvez este seja apenas um pretexto para algo muito maior.

Agora que estamos cientes da natureza de Evangelion, vamos aos motivos pelos quais você deve assistir e gostar de Neo Genesis Evangelion:

a) RELACIONAMENTOS ENTRE PAIS E FILHOS – ROMANCE ADOLESCENTE – ROMANDE ADULTO: todos gostamos de uma novela mexicano no final das contas, do tipo: “você não é meu filho” e assim sucessivamente. Bom, Evangelion tem muito disso, brigas entre pais e filhos, filhos que não aceitam as decisões de seus pais, pais que não acreditam em seus filhos e adotam outros como seus próprios filhos, além, é claro, do bom e velho clichê japonês: romances adolescentes. Sempre acabamos vendo cenas em que o personagem principal se vê cercado de mulheres bonitas e cria um interesse por uma delas. Assim como há o romance adulto, aquele no qual os adultos mostram sua faceta mais humana (a dor de amar, a desilusão, o amargor). Por fim, vemos ainda o amadurecimento de sentimentos desconhecidos por alguns personagens.

b) CONSPIRAÇÕES – AGÊNCIA PARAMILITAR: cá entre nós, uma intriga é legal, mas uma conspiração é de “explodir a cabeça” e todos gostam muito. Eu pelo menos sou bem fã de uma conspiração. Você sempre quer saber o que tem por trás aquela fala daquele personagem ou o que os atos daquele personagem querem dizer, e Evangelion não te decepciona, é conspiração atrás de conspiração, personagens duplos e personagens misteriosos que nos surpreendem com a sua total falta de moral. Além disso, a NERV não é exatamente aquilo que imaginamos, mas algo muito mais “diabólico” criado por uma mente um pouco distorcida (eu acredito).

c) MONSTROS GIGANTES: não preciso dizer o quanto é empolgante um monstro gigante pisoteando toda a cidade, destruindo com suas mãos e pés os seres humanos e, acima de tudo, seus poderes. Cada monstro é na verdade um “Anjo” enviado para acabar com o ser humano (ou não) e por isso deve ser detido. Mas o mais interessante é ver como o ser humano, em sua inferioridade, consegue lidar com estes seres ferozes e destrutivos.

d) ROBÔS GIGANTES:  Unidades Evangelion (ou EVAs)… Para os entendidos, os “fortões” da parada. São “robôs” gigantes capazes de enfrentar os Anjos de “igual para igual”. São pilotados por “crianças” que nasceram no Ano do Segundo Impacto. São crianças que possuem seus medos e aflições, mas terão que encarar tudo isso dentro de uma máquina projetada para salvar o planeta terra. Vale ressaltar que os EVA’s, logo no primeiro capítulo, mostram sua verdadeira natureza e isso fica coçando na sua orelha durante todo o anime (como uma pulguinha irritante), até que é revelado o que estes EVA’s realmente são. Mas eu não vou contar, se quer saber que assista.

e) FILOSOFIA PURA: ai você assitiu e não entendeu o final, tudo bem, você não estava preparado para o que aconteceu. Mas o mais importante não é o final, mas sim absorver toda a meditação que cada episódio trás consigo. O anime é permeado de questões filosóficas que vão desde o personagem principal até o mais simples dos operadores do centro de comando da NERV. Todos têm suas dúvidas e medos exploradas no anime e podemos sentir uma certa tensão que existe num mundo em que monstros e robôs gigantes decidem o futuro. Além disso, a busca pelo significado da vida, daqueles atos e daquelas ações é muito presente. Só pela filosofia vale a pena assistir.

É isso, se com estes argumentos eu não te convenci, tudo bem, fiz a minha parte de despertar em você a curiosidade, o que você fará com ela… Bem, cabe a cada um descobrir!

 

Compartilhe esse conteúdo:

Tags:

  • Mostrar comentários (0)

Você também pode gostar

ESPORTES… Animes!

 (#partiu bater uma bola?) Primeiro, desculpem-me! Eu estava doente… Duas semanas de cama não ...

As Notícias de FEVEREIRO do Mundo dos Animes!

Notícias importantes ou não sobre animes no mês de Fevereiro (Dá uma espiada)!

Como seriam 26 personagens da Disney com um visual moderno

A internet está repleta de artistas talentosos que adoram fazer a sua própria interpretação ...