7 Respostas Que Explicam Batman V Superman Para Quem Não É Nerd.

12919574_971411552944953_1690290175_o

Pois bem, é para esse seu amigo / primo / colega de trabalho / namorada(o) que desenvolvemos essas respostas e explicar Batman V Superman para quem não entende nada de quadrinhos. E fique alerta! Se você ainda não viu o filme saiba que esse post CONTÉM SPOILERS!!!

Vamos lá!

1 – Por que o Batman e o Superman brigam?

Por incrível que pareça eu ouvi muita gente perguntando isso. Principalmente a galera mais velha que assistia os Super Amigos e agora não entende porque esses dois heróis estão saindo no tapa. A rivalidade entre o Homem Morcego e o Homem de Aço já existe há algum tempo. Basicamente sempre houve algum tipo de rixa entre eles desde os anos 40/50, mas tudo em um conceito mais “bobinho” de acordo com o perfil das histórias em quadrinho daquela época. Basicamente o bicho passou a pegar de verdade nos anos 80 com o Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, obra na qual esse novo filme foi muito inspirado. O que as pessoas precisam saber é que a disputa entre eles representa a dicotomia entre homem/Deus, aquele que segue a lei cegamente e aquele que faz a justiça do seu jeito. O escoteiro em sua capa vermelha e o vigilante que anda nas sombras. Tudo sempre gira em torno de como ambos querem a mesma coisa, mas utilizam métodos bem diferentes.

batman-wins

O confronto épico entre Batman e Superman no Cavaleiro das Trevas

2 – O Lex Luthor não era careca?

Originalmente o Lex dos quadrinhos tinha cabelo, mas depois de um acidente ele acabou ficando careca. Mais tarde se foi dito que ele perdeu o cabelo devido ao contato constante com a radiação de kriptonita. Mas o que se dá a entender é que nesse filme temos o Lex Luthor Jr. e não o Lex Luthor pai, que é quem fundou a Lexcorp. Nos anos 90 o próprio Luthor criou um corpo clonado de si mesmo após ser diagnosticado com câncer e acabou ficando bem cabeludo um tempo. Mas nada disso importa, esse Lex Luthor do filme é o vilão e ser careca ou não é só um detalhe.

3623294-lex-luthor

Lex Luthor em seu clássico visual sem cabelos

3 – O Alfred não era um velhinho?

Esse foi um negócio que me pegou também, mas pode existir uma explicação! Vamos considerar que o filme se passa no mesmo ano que o nosso, certo?! Aparece na lápide dos pais do Batman que eles morreram em 1981, quando o pequeno Bruce Wayne aparentava seus 10 ou 12 anos. Em um determinado ponto do filme ele diz estar combatendo o crime como Batman há 20 anos. Ou seja, se no ano da morte de seus pais ele tinha uns 10 anos e se passaram 35 anos de lá pra cá, o Bruce Wayne desse filme está na faixa dos seus 45 anos.

No inicio do filme vemos um senhor acompanhando o jovem Bruce durante o enterro de seus pais, ele inclusive o chama de “patrão Bruce”, o que mostra que provavelmente esse homem seria o Alfred. Vamos considerar que para ser um mordomo experiente ele tenha pelo menos uns 30 anos quando os Waynes morrerão. Seguindo a lógica, o Alfred nesse filme deveria estar com quase 70 anos! Mas o personagem de Jeremy Irons não aparenta ter mais de 50, talvez. Então qual a explicação disso?

Bom, é sabido que a família Pennyworth trabalha para os Wayne há gerações. Pode ser que o Alfred do filme seja uma espécie de “Alfred Júnior”. O filho do Alfred original, que talvez tenha sido criado com Bruce Wayne. Isso explica também como ele aparenta ser muito mais um amigo do quê aquele paizão serviçal que o Alfred geralmente é para o Batman. É uma teoria.

Alfred-Pennyworth-character_bio_576_alfred5

Alfred escondendo bem a sua idade

4 – Desde quando o Batman mata?

Pois é, isso foi outra coisa que abalou muita gente no novo filme. Houve aqueles que reclamaram do Superman quebrando o pescocinho do General Zod no filme anterior, dessa vez Zack Snyder chutou o balde e colocou um Batman homicida que atira, queima e joga mísseis nas pessoas. Caso você não saiba, lááá na sua origem, há mais de 70 anos, o Batman não só usava uma pistola como ele até arremessava os vilões pela janela. Claro que isso foi mudando aos poucos, mas existem histórias alternativas que mostram  um Homem Morcego não tão preocupado com o valor da vida dos criminosos. Então, se você encarar esse filme como mais um universo alternativo, o Batman pode sim matar sem nenhum remorso.

5-times-batman-has-contorted-his-one-rule-no-guns-379628

Batman já quebrou a sua principal regra algumas vezes

5 – O que foi aquela cena do sonho do Batman? Quem era aquele viajante do futuro?

Essa foi uma passagem bem esperta da história que nós chamamos de gancho de roteiro, algo que é jogado ali e pode ser aproveitado (ou não) depois. Na cena o Batman está sonhando com um mundo devastado que PARECE ser dominado pelo Superman. Mas podemos ver elementos ali como os Paradêmonios (aqueles bichos voadores que aparecem no deserto) e um ômega gigante desenhado no chão que indicam a presença de Darkseid na terra, um dos vilões mais poderosos da DC. Tudo aquilo poderia ser apenas mais um sonho paranóico do Batman, ATÉ QUÊ, aparece uma cena do Flash vindo de algum ponto do futuro com um recado para o Batman: “Bruce, você estava certo o tempo todo sobre ele. Ela é a chave. Você precisa nos encontrar. Eu cheguei cedo demais?”

O mais óbvio aqui é que o Flash está falando realmente do Superman, apesar de não dizer quem “ele” é. Sobre “ela ser a chave” pode ser que a morte da Lois Lane vai fazer o azulão pirar daquele jeito do sonho. O pedido para “nos achar” claramente é para o Bruce reunir a Liga da Justiça. Mas tudo isso é invalidado quando nem o Flash sabe se chegou na hora certa (ou na dimensão certa). No final do filme o que dá a entender é que o Lex mandou algum sinal para o espaço através da nave kriptoniana. Pode ser que o “ele” a quem o Flash se refere seja o Lex, ou o próprio Darkseid. Quem vai saber? Sinceramente, não se prendam nisso, ou vocês vão ficar maluco tentando descobrir.

Flash_and_Flashpoint_Batman

Encontro entre Flash e Batman durante o evento Ponto de Ignição

6 – O Apocalipse é o Zod?

A primeira aparição do Apocalipse foi na revista especial da “Morte do Superman” lá nos anos 90. Não tem origem, não tem nada. Só ele saindo do meio da terra para matar o Super, e fim. Mais tarde na minissérie “Superman VS Apocalipse: A Revanche” vemos a origem do monstrão. Ele era uma espécie de experimento científico de super soldado desenvolvido pelos kriptonianos a milhares de anos no passado, muito antes do próprio tempo do planeta Krypton que nós conhecemos da origem do Superman.

No filme ele é uma aberração, algo revivido através do corpo de um kriptoniano, o Zod nesse caso. O Computador da nave diz ao Lex que esse procedimento foi banido da cultura kriptoniana há muito tempo. Ou seja, acaba que temos muito da origem clássica do Apocalipse nesse filme.

DIG000476._SX360_QL80_TTD_

Resumão da origem do Apocalipse

7 – E o Superman, morreu ou não morreu?

Sim e não. Assim como na história de sua morte, originalmente o Homem de Aço passa um tempo enterrado. Mas na verdade seu corpo está numa espécie de coma até se recuperar dos traumas da luta contra Apocalipse. Basicamente o que ele precisa é de energia solar para se recarregar. A morte dele nesse filme foi uma boa sacada do roteiro para colocar o personagem de lado por um tempo, dando assim a oportunidade dos demais membros que irão compor a Liga da Justiça aparecer. Isso porque quando surgirem os desafios desses outros heróis o Superman não pode aparecer pra ofuscar o brilho de ninguém, entendem? Mas aguardem que ele vai voltar. Eles sempre voltam.

supes_3

A Morte do Superman, um clássico dos quadrinhos.

Bom, com isso você consegue explicar muita coisa para aquele seu amigo não nerd que ficou enchendo o saco na sala de cinema perguntando um monte de coisa. Hehe.

Ah, deixe nos comentários também suas teorias sobre o alerta do Flash e se o Lex realmente mandou alguma mensagem para o espaço, queremos saber sua opinião sobre isso também.

Outros Posts interessantes:


3 Responses to “7 Respostas Que Explicam Batman V Superman Para Quem Não É Nerd.

  • Muito bom gostei de mais Parabéns.

  • Gostei muito do site! parabens!

  • Sobre o Alfred, ele não necessariamente é o Alfred Jr., mas se considerarmos que o ator Jeremy Irons nasceu em 1948 e o personagem tenha a mesma idade de seu interprete, ele teria 25 anos quando o Bruce nasceu, porque ele ficou orfao aos 8, sendo assim, ele nasceu 1973. Considerando que ele disse que deve aos Wayne, ele poderia ter sido tirado de um perrengue quando bem jovem e levado para trabalhar na mansão. Então ele não é tão jovem quanto pensam, só está mais conservado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *