1001 Apresentações de Cosplay para se ver antes de morrer!

topo 1001 apresentações

 

A série “1001 before you die” inspirou esta coluna não apenas por apresentar aos leitores grandes clássicos dentro de uma determinada temática (Discos, Filmes, Carros, Livros, Vinhos, Invenções), mas por também mostrar que uma obra se torna merecedora de admiração por transformar de certa forma quem a contempla.

Como fã destas coleções, algumas das quais já li dezenas de vezes, pareceu-me que muitas apresentações de cosplay possuíam este poder de emoção, e imaginei como seriam os textos sobre estas performances, escritos no mesmo tom informativo/bem humorado/emotivo que os livros originais possuem.

Por ser este um trabalho virtual, não vou contabilizar as 1001 apresentações. Sei que o número é bem superior se considerarmos apenas o Brasil. Aliás, não haverá qualquer restrição quanto ao tipo de apresentação, origem da mídia, idioma, evento…basta que ela seja merecedora de atenção.

Como “funciona” a coluna

Assim como nos livros, algumas apresentações necessitam de textos explicativos maiores para apresentar ao leitor todo o conjunto (Ou uma boa parte dele) de informações que podem ser observadas nas imagens disponíveis na Internet.

A análise restringe-se à apresentação em si, ou seja, ao que pode ser contemplado igualmente por todos. Alguma contextualização poderá ser feita em alguns casos específicos, mas isto não interfere no trabalho desenvolvido pelos cosplayers para o público.

Participe também!

Tive o privilégio de assistir a muitas destas performances ao vivo e em cores. Outras tantas foram noticiadas à exaustão por sua beleza e contribuição nos novos rumos proporcionados ao Cosplay. Se você conhece alguma apresentação que merece ser vista “antes de morrer”, deixe o link do vídeo nos comentários, que ela será devidamente analisada, e poderá aparecer aqui!

Lembre-se: são muitas, e se não escrevi sobre ela, pode ter sido falta de “espaço”. Aguarde, porque provavelmente está na “fila de espera”!

Divirtam-se!

 

 

 

Cosplayer: Daniela Uchoacb_ycc2008brasil_13072008_shinjimamoru_00045

Evento: Final YCC Brasil 2008

Ano: 2008

Cosplay: Mei

Origem: O Clã das Adagas Voadoras

            Para quem nunca viu uma apresentação de cosplay, pensar numa performance de 1 min pode parecer impossível. Mesmo que grandes torneios possibilitem que esta “barreira” – ainda um tipo de “padrão” no Brasil, mas já com algumas modificações – seja ultrapassada, Daniela Uchoa mostrou que este tempo é mais do que suficiente, e nem precisou de palavras no seu roteiro para dizer a que veio.

Com desenvoltura de uma veterana – era seu primeiro ano como cosplayer – ela encantou a diversificada platéia e o rigoroso júri do Anime Friends para faturar o segundo lugar daquele ano.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=wnLMq2TgMjM[/youtube]

 

 

418561_448093675212973_93377377_nCosplayer: Raphael Almeida “Punisher”

Evento: Aquecimento Anime Family

Ano: 2012

Cosplay: Vingador

Origem: Caverna do Dragão

Apresentações Livres costumam se utilizar de questões em debate para conduzir a platéia a testar os seus próprios conhecimentos sobre os assuntos em vigor.

O cosplay de Vingador já havia sido usado outras vezes antes por Raphael, mas o ainda recém-lançado filme “Capitão América – o primeiro vingador” caiu como uma luva para o mote desta apresentação.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=xYLqROOKSSQ[/youtube]

 

hqdefault

Cosplayer: Pedro Santos

Evento: Final da Copa Cosplay 2012

Ano: 2012

Cosplay: Superman

Origem: Superman

            Houve um tempo em que as apresentações de cosplay eram feitas “no gogó”.

O fácil acesso a tecnologias de gravação, e as facilidades que uma dublagem proporcionam no palco tornaram este tipo de apresentação quase obsoleta.

Quase! Um bom roteiro ainda é capaz de arrancar mais lágrimas da platéia do que uma produção nos moldes da Broadway.

E assim fez Pedro Santos!

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=X6rbIgDK1Ko[/youtube]

 

 

biel

Cosplayer: Gabriel Paz

Evento: Final Smash Challenge (CCXP 2014)

Ano: 2014

Cosplay: Coringa

Origem: Batman

Num primeiro momento, um personagem insano como o Coringa pode parecer fácil de interpretar, visto que qualquer erro na apresentação seria visto como algo normal do palhaço de Batman. Não é bem assim!

Utilizando-se do benefício de uma apresentação superior a 1 min (Devidamente permitido pelas regras do torneio em questão), Gabriel Paz apresenta o personagem a quem (ainda) não o conhece, e desfila conhecimento sobre o mesmo para seus fãs numa assustadora – e bem ensaiada – insanidade.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=tIUR8D-MGF0[/youtube]

 

 

img_4269_20100720_1164533816Cosplayers: Carolina Michelly e Loren Louro

Evento: Final Brasileira do WCS

Ano: 2010

Cosplays: Jessy (Loren) e James (Carolina)

Origem: Pokémon

            No primeiro ano em que o Festival do Japão recebeu uma final brasileira do WCS – tornando-se sua residência definitiva – o palco principal do evento foi presenteado com performances de peso.

Dispostas a conseguir a tão cobiçada oportunidade de conhecer as terras nipônicas por meio de um concurso de cosplay, Carolina e Loren optaram pelo tom lúdico e leve proporcionado pela dupla de vilões desajustados da franquia Pokémon.

Lúdico e leve, porém, não significam que a apresentação tenha sido fácil (E não foi!), e é neste ponto que dupla merece todas as honras: a platéia riu à exaustão, reconhecendo a atuação das duas como um verdadeiro live action da mídia original.

A vaga para a final japonesa não veio, mas os risos e as boas lembranças de uma produção fantástica ficaram!

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=q7tRaI0uh_s[/youtube]

 

 

Untitled-6

Cosplayer: Stephanie Stagnaro (Chile)

Evento: Final YCC Internacional 2008

Ano: 2009

Cosplay: Oichi

Origem: Sengoku Basara

            A categoria Livre só existe no Brasil, e isto era um grande problema para os cosplayers estrangeiros, afinal, não é muito fácil preparar uma apresentação de um estilo nunca visto antes.

Durante muito tempo a final da YCC Internacional apresentou relativo desequilíbrio entre os representantes brasileiros e seus pares de outros países quando das apresentações Livres – a partir de 2013 o torneio passou a exigir somente a categoria Tradicional.

Como toda regra tem sua excessão, Stephanie Stagnaro, do Chile, subiu ao palco do Anime Dreams 2009 para divertir o público com uma Livre de fazer inveja a qualquer cosplayer brasileiro que prefira esta categoria ao rigor da Tradicional.

Nunca foi tão divertido aprender espanhol!

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=jU8zYmX6UbE[/youtube]

 

 

 

petra e aino

 

Untitled-8Desde a sua primeira edição em 2006, Alessandra Fernandes e Petra Leão participaram de todas as finais até então, sempre apresentando clássicos atemporais das animações japonesas.

As sucessivas “bolas na trave” culminaram no que se pode chamar de o mais ambicioso projeto cosplay da dupla: a encenação de “Akira”, obra máxima de Katsuhiro Otomo, reconhecida mundialmente como um marco que abriu em massa os olhos do ocidente para o que era produzido do outro lado do mundo.

Não seria uma disputa fácil! Como muitas finais nacionais do torneio, o ano de 2009 contava com nomes de peso da cena cosplayer no Brasil esmerando-se em conquistar plateia e (principalmente) júri para carimbar os passaportes rumo à grande final da terra do sol nascente.

Numa época em que os áudios das apresentações no país de origem não eram obrigados a ser no idioma local, esta performance se desenvolveu em japonês. Aparentemente nem a plateia que acompanhou in loco, nem muitos dos que acessam o vídeo (Sem legendas) na Internet até hoje vêem nisso um problema.

O conjunto de palco era soberbo: as caracterizações, com roupas incrivelmente detalhadas em materiais e proporções corporais e maquiagens eficientes; a trilha sonora hipnótica; o roteiro conflituoso e intempestivo; e a lendária moto do protagonista Kaneda, reproduzida com EVA moldado sobre estrutura de ferro.

Nem o tempo, nem o fato de não ter se sagrado a grande vencedora do ano – novamente num vice-campeonato – apagaram o brilho desta apresentação que insiste em permanecer uma referência quase atemporal para muitos cosplayers.

Ainda que espectadores desatentos possam creditar boa parte do brilho desta performance ao relativo custo elevado de sua produção, os bons fãs da arte de cosplayar notarão que é o equilíbrio entre cada fator de palco e a paixão com que os mesmos se desenvolvem que a tornam inesquecível.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=LHL0yqoHoNw[/youtube]

 

Na próxima semana teremos mais apresentações que você não pode deixar de ver! E não esqueça de deixar as suas sugestões em nossos comentários!

Compartilhe esse conteúdo:

Tags:

  • Mostrar comentários (0)