10 Imagens Que Provam a Genialidade de Rob Liefeld!

Semana passada um dos grandes nomes da indústria dos quadrinhos causou mais uma das suas no Twitter. Estou falando de ninguém menos do que, o incomensurável, o anatômico, o geométrico… Rob Liefeld! Tudo começou quando o Jim Lee , que recentemente visitou o Brasil durante a CCXP, postou um desenho da Mulher Maravilha em seu Twitter.

Tudo corria bem, todo mundo elogiando a arte de Lee até que que alguém resolveu mencionar que o fato da Mulher Maravilha estar “sem os pés” lembrava o estilo de Liefield. Claro que o Grande Mestre não podia deixar por menos, antenado no Twitter como ele é! Ele começou então a fazer diversas postagens explicando que não desenhar os pés de um personagem é um recurs artístico, e não que ele não saiba fazer essa parte tão importante da anatomia humana como algumas pessoas gostam de dizer.

Para validar essa argumento, Liefeld começou a usar como exemplo alguns desenhos de outros artistas como Mike Mignola e Mike Silvestri. Mostrando como ambos também não desenham os pés de seus personagens.

O Mestre também não perdeu a oportunidade de dar aquela alfinetada ironica sobre outro element que os fãs de quadrinhos adoram lembrar. Que Rob teria criado as famigeradas ombreiras, cartucheiras e pochetes durante os anos 90.

Pois é, parece que não pegaram Rob em um bom dia. Mesmo assim o ocorrido acabou virando piada entre os seguidores e fez muita gente parar para se lembrar das “maiores artes” da carreira do grande mestre Liefeld.

Nós não ficamos de fora dessa brincadeira e também vamos elencar aqui um TOP 10  entre tantas obras primas. Vamos lá!

01 – Juggernaut VS X-Force

Essa capa de X-Force de 1991 é uma das coisas mais incríveis em relação a anatomia “Rob Liefeldiana”. Começando pelo próprio Juggernaut, com seus braços e pernas opostos em tamanhos diferentes. Notem também o tamanho do pé direito dele, seria como se Cain Marko andasse numa perna de pau com salto alto, certo? E por que o polegar da mão esquerda está virado para trás? Seria alguma nova técnica de luta do Fanático? Jamais saberemos.

Fora isso temos Cable com suas coxas maiores que seu tronco. E uma Dominó escondida atrás dele mostrando apenas aquilo que podia interessar aos jovens leitores noventistas: Tetas!

Bom, pelo menos não podemos acusar Liefield de não pensar em seu público.

E nem vale notar aquele pequeno Homem-Aranha lá em cima, com uma bunda e coxas gigantescas que fariam inveja na Mulher Melancia

38

02. Cable & Deadpool

E falando em Cable, como não citar essa capa de “Cable & Deadpool”, as duas maiores criações de Rob. Talvez seja o ângulo da imagem, não sei, mas a cabeça de Cable não está um tanto… pequena? Ou seriam seus braços extremamentes grandes a ponto de comprimir o tronco? Penso se ele tem os 2 pulmões, não sei se ambos caberiam dentro do peito. Além disso essa era uma época onde Deadpool seria jovem, uma criança talvez. Porque isso explicaria o fato dele ser umas 4 vezes menor que Cable?

E esse trabucos, hein? E uma HAL 9000??? Deve pesar um bocado, quem sabe mais do que as 3 KATANAS que presas atrás da mochila do Cable.

33

03 – Uma mão lava a outra

Além da acusação de não saber desenhar pés, os fãs gostam de dizer que Rob Liefeld não desenha duas mãos iguais também. Ou dependendo da situação ele simplesmente não as desenha. O que é um total absurdo, é claro!

29

04 – Ponto de vista

Além dos problemas com mãos e pés, Rob sempre é acusado de não conseguir manter o equilíbrio e a paridade entre os olhos de seus personagens. Mas isso “depende do ponto de vista”, né?

26

05 – O Senhor das Armas

Esqueçam Nicholas Cage! Senhoras e senhores, Rob Liefeld é  verdadeiro senhor das armas! Reparem na graciosidade da espada de lâmina dupla de Shatterstar!

E nesse belo trabuco de Cable, ocupando 1/3 de página, demonstrando um total aproveitamento bélico de espaço.

Dominó com suas calças presas a vácuo e por um cinto de cartucheiras.

Ahhh, falando em cartucheiras não saiam antes de dar uma boa olhada nessa pistola-carteira de Shatterstar! Isso porque não sabemos se é uma pistola ou uma carteira, já que ela não tem cabo e nem gatilho. Totalmente lúdico.

23

06 – Missionário

A maldade esta sempre nos olhos de quem vê.

 18

07 – Um artista fora da caixinha

As vezes falta ao publico um discernimento que somente os grandes artistas possuem. Por que  fazer tudo igual? Por que desenhar o uniforme do Homem–Aranha com aquelas linhas se todo mundo sabe que ele tem?

17

E por que desenhar todos os dedos de uma mão? Quatro, cinco… que diferença faz? Você sabe quantos são, não sabe?

17a

08 – Belas mulheres

Qualquer critica feminina aos desenhos de Liefeld podem ser encaradas como recalque, pois as leitoras sabem que jamais poderão alcançar a perfeição dos corpos estonteantes das personagens do grande mestre!

40_medium

09 – Ahhh, os Anos 90!

Já estamos chegando ao fim e eu gostaria de usar essa capa de Badrock para exemplificar muito do que foram os quadrinhos nos anos 90. Além, é claro, de lembrar dos áureos tempos do surgimento da Image Comics.

Personagens com 2 ou 3 bíceps, mostrando a virilidade e potencia dos heróis.

Cabeças que não obedecem a nenhum padrão antiquado de anatomia.

Cartucheiras nas costas, nos ombros, nas cinturas, nas pernas… É preciso estar preparado para guardar qualquer coisa, certo?

TRABUCOS! OH YEAHHHH!!!!

E a pose que ficou conhecida como “peito & bunda”, por mostrar os peitos e a bunda de uma personagem feminina ao mesmo tempo, exaltando a beleza e a elasticidade do corpo de uma mulher.

É sensacional.

753510

01 – O Clássico

E para finalizar não poderia ser outra coisa senão este clássico malfadadamente apelidado como “Capeitão América”. Que maldade dos fãs, viu?! Rob não errou nas proporções do tórax de Steve Rogers, ele simplesmente quis encher aquele peito de patriotismo, bravura e liberdade. E não somente coisas como ar e órgãos internos.

liefeld-cap-reborn-6

Fiquei realmente feliz por ter tido a oportunidade de relembrar tantas belas artes desse incrivel artista. Quem diria que ainda antes do ano acabar veríamos o Mestre fazendo das suas.

Aliás, isso me dá esperanças que na CCXP do ano que vem ele nos faça uma visita. Esse ano tivemos Jim Lee, Mark Waid e Frank Miller. Nada mais justo que Rob Liefeld em 216!
Fazemos fé.

Compartilhe esse conteúdo:

Tags:

  • Mostrar comentários (0)

Você também pode gostar